FAÇA VOCÊ MESMO

Falaremos da Abóbora

ABÓBORA
Nome : Abóbora
Nome Científico : Cucurbita spp
Nome Populares : Moranga, jerimum.
Categoria : Folhas e flores , frutas e legumes, medicinal, plantas hortícolas.
Família : Cucurbitaceaes . Que tem cerca de 27 espécies.
Informações nutricionais : Vitaminas C, A, complexo B, fibras , cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo. Suas sementes são ricas em nutrientes, principalmente ferro. Sua polpa ou carne é muito rica em fibra.
Descrição : É uma planta rasteira da família da melancia, melão e do pepino. Faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos do mundo. Os frutos da abóbora são muitos variaveis em formato ,textura e coloração. Existem espécies de colorações amarela ,verde escuro, branco e até mesmo cinza. Sua casca é grossa e dura quando está maduro. Sua polpa é amarela ou alaranjada. Suas sementes são pequenas e lisas. Os frutos podem ser consumidos verdes, quando apresentam textura e casca bem macias.
O caule é herbáceo e tem coloração verde e são pubescentes. Nas espécies e variedades rasteiras ,o caule pode atingir vários metros de comprimentos e inclusive subir caso encontre algum suporte. Suas folhas são em geral grandes, palmadas .
As abóbora apresentam dois sexta mesma planta, porém em flores separadas. Suas flores são grandes, frágeis, de coloração amarelo ou alaranjada.
Origem : Originária do continente Americano, encontrada nas América Central, Norte e do Sul. Acredita-se que a abóbora seja nativa do México e do Sul dos Estados Unidos e fazia parte da alimentação da civilizações Maias , Asteca e Inca.
Acredita que esses povos domesticaram a abóbora há cerca de 9000 anos.
No Brasil ,as abóboras tem sido cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos povos indígenas antes mesmo da sua colonização. Hoje a abóbora é cultivada no mundo todo.

Partes Utilizadas : Fruto, flores, broto, folhas, casca e sementes.
Preparação : Podem consumida cozida ,grelhada ,refogada, sopas ,purês, cremes,saladas ,bolos, guisada, assadas, pães, doces , geléias, compotas .
As flores fritas, sementes tostadas (tem excelente ação vermifuga ) ,broto refogado.
Sabor : Adocicado.
Plantio : Primavera e verão.
Se desenvolvem bem.
Clima : Se desenvolve em climas Tropical, Subtropical e Temperado.
Gosta de clima quente com temperaturas de 20° a 35°C.
Mas o calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação das sementes e o crescimento da planta. É sensível a geada.
Solo : Adapta -se a vários tipos de solos, mas prefere os de textura média, bem, drenado leves e fértil.
Espaçamento : 5 metro entre as linhas X 4 metros entre as plantas
Irrigação : É preciso irrigar na fase de germinação todos os dias, e na fase adulta de quatro em quatro dias ou seis em seis dias.
Luminosidade : Sol pleno.
Colheita : Dependendo da variedade será : 75 dias, 90 a 120 dias e 150 dias após o plantio.
Pragas e doenças : Pulgões, vaquinha e brocas.
Podem ser controladas com repelente à base de pimenta ou inseticida à base de fumo.

INFORMAÇÕES SOBRE ABÓBORA
Tem ciclo de vida anual.
A aboboreira pode se auto politizar ou ser politizada de maneira cruzada. Polinização é realizada principalmente por insetos.
Graças a polinização cruzada existem muitas variedades de abóbora.
Na hora de escolher optar por abóboras que apresentem casca sem brilho, visto que isso significa que elas já amadureceram.
A abóbora é usada para decorar pratos . Os norte – americano usam abóbora para sua festa de Halloween (dias das bruxas ).
Os maiores produtores : Destaca Estados Unidos, México, China e Índia.

Publicado por Sheila P.J.

Sou uma grande apreciadora de livros e gosto muito de cozinhar.

Deixe um comentário

IMAGINA

Aqui você encontra livros escrito por autoras incríveis e com histórias emocionantes. Não somos profissionais, mas escrevemos porque gostamos e amamos. Aqui a nossa imaginação ganha vida. Aqui você também encontra dicas de alimentação saudável, plantas e receitas.

Farol Abandonado

poesia profana, solitária e melancólica

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora